Com anos de expertise na área de marketing de franquias e e-commerce, Alex Compri, CEO da DuoHub, consultoria em Inbound Marketing, decidiu apostar na consultoria em Inbound Marketing para empresas desse ramo. Alex acreditou que estava na hora de escalar o seu trabalho e compartilhar seus conhecimentos com outras empresas e estava certo! Em parceria comigo, Duda Razzera, como Content Manager, a DuoHub vem apresentando ótimos resultados para seu cliente. E hoje vou compartilhar essa história de sucesso com vocês. Vamos lá?

O início da parceria com a Content Manager Duda Razzera

O Alex desenvolveu um projeto e planejamento para trabalhar como uma consultoria de Inbound, onde o principal foco seriam franquias e e-commerces. Conforme mencionei ali no início, essa é a área de expertise do CEO da Duohub. E foi assim que nasceu uma empresa de consultoria que precisava produzir e gerenciar os conteúdos de seus clientes. Através da plataforma da Contentools, nos conhecemos e começamos a trabalhar a fim de atingir os resultados esperados em Marketing de Conteúdo.

Primeiramente, conversamos para entender as necessidades de conteúdo tanto da própria Duohub como de seus clientes. Em seguida, escolhemos – juntos – quem iria compor o time de cada projeto. Afinal, a escolha do redator é fundamental para que os conteúdos expressem o tom de voz da marca, a expertise e explorem as dores e objeções com maestria.

Com o time pronto, chegou a hora de geração de pautas! Como a DuoHub estava recém começando no mundo do Inbound e seus clientes também, partimos para conteúdo de topo de funil. Agora, após quase um ano juntos, estamos produzindo mais conteúdos de meio de funil, conteúdos ricos e os tão esperados cases de sucesso das experiências dos clientes.

Como a Content Manager Duda Razzera auxiliou na estratégia de conteúdo

Como Content Manager, através de alinhamentos via e-mail e calls por skype, elaborei uma jornada de compra para o principal cliente da Duohub, a Shopdesign, um e-commerce de móveis e decoração.

Por ser uma empresa de consultoria iniciante no mercado e com uma equipe enxuta, a presença de uma Content Manager foi essencial para a gestão dos redatores, dos prazos e elaboração de pautas a serem trabalhadas. Com a expertise de Alex na parte de anúncios, otimização de e-commerce e da estratégia global de Inbound Marketing associada à minha expertise em Content Marketing, a Shopdesign conseguiu gerar duas vendas pelo blog já nos primeiros meses – o que é muito raro, visto que o Marketing de Conteúdo leva em torno de seis meses para começar a apresentar os primeiros resultados. Além disso, é importante ressaltar que a Duohub contou com a Plataforma da Contentools para conseguir escalar a produção de conteúdo e atender às demandas de seus clientes de maneira personalizada e automatização das publicações, através da integração com o WordPress.

Por que o trabalho da Content Manager Duda Razzera é importante

A parceria com uma Content Manager – eu, no caso – foi uma estratégia adotada pelo Alex para manter o padrão de qualidade de produção do cliente final e para que a DuoHub ainda assim, pudesse focar no crescimento e prospecção de novos clientes. Uma Content Manager é fundamental na estratégia de todo cliente, pois ela não só gerencia o time, prazos e conteúdo, como também pensa na estratégia do cliente, incorporando o time da empresa e compreendendo sua cultura a fim de passar esse tom para os demais profissionais de conteúdo.

Por ser uma empresa de consultoria nova e de time enxuto, o apoio da Content Manager foi fundamental na customização do workflow, nos follow-ups para sugestão de pautas, na recomendação de profissionais e o compartilhamento de expertise em Content Marketing.

O trabalho todo foi feito com o objetivo de tornar a Shopdesign um case de sucesso da Duohub. Afinal, transformar o cliente principal em um sucesso é como a DuoHub provará o seu ROI.

O comprometimento do Alex, os feedbacks constantes para a equipe de conteúdo e seu engajamento com a plataforma, com a equipe de conteúdo e com o seu cliente foram fundamentais para manter a estratégia bem documentada e rodando assertivamente.

Quais foram os resultados atingidos com a Content Manager Duda Razzera

Conforme mencionei, os resultados em Content Marketing começam aparecer após seis meses de trabalho, no mínimo. Entretanto, com apesar 4 meses de estratégia rodando, os clientes da Duohub já sentiram os resultados:

O trabalho de uma Content Manager, no entanto, nunca pára. É preciso pensar constantemente em formas de atrair visitantes e gerar mais leads. Uma dessa formas foi pensar em uma jornada de compra completa – topo, meio e fundo de funil – com materiais ricos, temas sobre as tendências no ramo de decoração, como as cores pantone, e um Guia de Decoração para geração de leads. Além disso, também apostamos em um infográfico sobre compra em e-commerces e temas relacionados à Black Friday em novembro de 2016.

Tudo isso foi possível porque Alex trabalhou para ter uma persona bem definida para seu cliente, além de ser focado e com habilidades empreendedoras aguçadas, sempre pronto para testar novas abordagens e buscar melhorias. Ele sabe que mais do que tentar atingir todos os nichos, é importante compartilhar seu conhecimento segmentado, garantindo autoridade e reconhecimento, além de poder acompanhar de perto os resultados de seus clientes e, em especial, de seu primeiro cliente, a Shopdesign, que também já conta com seus próprios cases de sucesso.

Como dá para perceber, não há fórmula mágica. O segredo do sucesso em Content Marketing está na consistência, no engajamento e na parceria. A Content Manager atua como um braço direito da empresa que, por sua vez, precisa trabalhar para garantir seu crescimento em vendas, como a Duohub tem feito.

Quer alavancar sua estratégia de conteúdo em 2017 com a minha supervisão de Content Manager? Conheça a Digital Pen, minha agência de criação de conteúdo, que te acompanha desde a definição das personas até a fase de um case de sucesso. E para uma consultoria em Inbound Marketing para os segmentos de franquia e e-commerce, não deixe de entrar em contato com a Duohub!